quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ubunto



Hoje, o mundo parou para assistir a cerimônia de abertura da Copa da África do Sul 2010.

Inclusive eu.
E, me emocionei, não com as atrações musicais, apesar de apreciar o Black Eyed Peas, mas com a energia e vigor de Mr. Desmond Tutu, o Prêmio Nobel da Paz em 1984 e herói da luta contra o Apartheid naquele país.

Esbanjando vitalidade, o Ex-Arcebispo afirmou que: "vive um sonho" com realização da Copa do Mundo de Futebol em terras africanas, o berço de toda humanidade.

"Estou sonhando!", disse para milhões de pessoas em todo o planeta e para os 35.000 espectadores reunidos no estádio de Orlando, em Soweto.

"Quero dizer ao mundo que a lagarta feia que nós éramos, tornou-se uma linda borboleta", disse sorrindo e em estado de êxtase, em referência à queda do regime de segregação racial, há 16 anos. E prosseguiu: "Agora, somos todos africanos!".

Aos 78 anos, usando a camisa oficial dos Bafana Bafana deu boas-vindas à todas as nações que participarão do evento e aos que estão em sua "própria casa", caso dos ingleses, alemães e dos franceses, pois são países que exercem enorme influência em regiões da África do Sul devido a colonização dos ingleses e as comunidades de franceses e alemães que se instalaram por lá desde o século passado.

O momento máximo de seu discurso foi a conclamação do povo sul-africano à chamar por Nelson Mandela.

"Ele está em Johannesburgo, mas se o chamarmos, poderá nos ouvir."

E, toda a platéia, em uníssono: Nelson! Nelson! Nelson!

Dois mártires da libertação contra o regime Apartheid, tendo o reconhecimento de toda uma nação.

O resto, os deuses do futebol irão determinar nos próximos trinta dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário