sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Miguelópolis Revisited




Há tempos perdemos a intimidade
Dessa cidade, conheço as ruas a dedo
Carrego comigo, seus medos, seu pó nas narinas
E da infância, reminiscências e alvitres nas retinas

Sinto falta da bicicleta, do Rio Grande, da bola e do rolimã
Do campinho do Sílvio, da Cohab, da casa 115
Frutas da época: carambola, goiaba vermelha, manga e romã
Saí muito jovem, ainda tinha a mente sã

A Matriz está lá, as velhas e seus escapulários
Defronte ao Bar do Joaquim, sem as árvores, o Santuário
Sua fonte e nos seus bancos ainda sentam corruptos e salafrários
Onde os jovens se encontram e verbalizam sem horário nem dicionário

O Estádio Waldemar de Freitas e suas falhas na grama
A esquina da Nenê não tem mais o pé de boldo nem a roseira
Poucos amigos restaram, besteira
Sou saudosista, que pieguice
Na Socremi, encontrava-me com a Inês, a Fernanda e a Clarisse

Passando pelas ruas retas e largas, olho para o céu a caminho da Marcenaria do Miguel
Ainda desvio dos ciclistas, dos cachorros e das carroças vou escapando
Logo ali, depois da Radio Vale, pelo Cartório do Sr Didi, passo acenando
Lá, algumas coisas nunca mudam, de rostos e lugares vou lembrando...
A loja da Dona Célia, a sorveteria do Florisvaldo, a Casa São José e o Bar do Zé Fernando

Estão todos imunes ao tempo, para minha saudade contemplar
Amigos de infância, fatos, mitos e insights em reentrâncias
Em verdade, com sinceridade, escute-me, vou falar:
Tenho corpo e labor em outro lugar
Mas, foi lá que meu coração nunca deixou de habitar

5 comentários:

  1. Grande Slow, o mundo carece de saudosismos assim. O fato de não estarmos mais lá faz com que devaneios nossos busquem ali um paradigma para onde quer que vamos. Um abraço. Leandro

    ResponderExcluir
  2. Marcio que poema lindo,amei,com um no na garganta fui lendo e relendo,vontade de chorar?nao sei...saudades?talvez...saudades de um tempo que nao volta mais...saudades dos amigos,da familia...meu Deus...agora percebo a distancia que estou,mas meu coracao com certeza continua nesse lugar que se chama MIGUELOPOLIS.Bjus em seu coracao

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! A sua descrição com tantos detalhes faz aumentar as saudades dos tempos que não voltam mais, dos amigos que esparramados pelo mundo e familiares muito queridos que já se foram... Sucesso... Bj

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, essas e outras saudades serão eternas. Rodrigo N F

    ResponderExcluir