terça-feira, 27 de abril de 2010

Asma e exercícios físicos




A asma não é uma barreira para a conquista de um bom desempenho nas práticas esportivas.

Seus sintomas comuns, relacionados aos exercícios físicos, são: cansaço, dificuldade para respirar, chiado no peito e tosse.


Alguns atletas sentem-se cansados durante a atividade física, porém os casos mais frequentes acontecem depois do término da sessão de exercícios físicos de intensidade moderada e intensa.

Mesmo assim, não é necessário ficar parado e apenas tratar as crises com medicação.

Muitas crianças e adultos asmáticos apresentam um baixo nível de condicionamento físico, não devido à asma, mas sim ao sedentarismo. Nesses casos, a participação em programas de treinamento esportivo é recomendada.


As adaptações fisiológicas que o ocorrem com o treinamento ajudam a melhorar a tolerância aeróbia e a diminuir a resposta asmática em diferentes intensidades de exercícios. Como existem tratamentos eficazes para asma, não se deve proibir crianças nem adultos asmáticos de se exercitarem com frequência.

Sabe-se que, é grande o número de atletas de alto rendimento e ganhadores de medalhas olímpicas que sofrem de asma.

A natação é recomendada aos asmáticos, pois foi comprovado que o alto nível de umidade no ambiente próximo a água evita que ocorra a perda de calor e água das vias respiratórias, limitando a instalação da crise asmática induzida pelo exercício.

Além disso, exercitar-se em um ambiente quente é úmido é melhor que exercitar-se em um ambiente frio e seco.


Existem vários medicamentos, sob prescrição médica que são inalados de 15’ a 20’ minutos antes do exercício e que previnem a crise de asma induzida pelo exercício. A duração do efeito gira em torno de quatro a seis horas.

Também existem medicamentos de duração mais longa para atletas que se exercitam repetidamente durante o dia.


A asma é mais comum nas crianças atletas que em adultos.

Estudos efetuados pelo Dr. Rodríguez Santana com crianças porto-riquenhas no Laboratório de Função Pulmonar e Exercício Dirigido do Centro Cardiovascular de Porto Rico, demonstrou que os medicamentos de longa duração protegem crianças em idade escolar da crise asmática induzida pelo exercício.

O uso deste tipo de medicamento permite que, a criança que o utiliza pela manhã, possa participar das aulas de Educação Física e de outros esportes ou atividades durante o dia sem sofrerem os riscos de uma crise aguda de asma.

Caso haja necessidade, um médico irá prescrever medicamentos para prevenir as crises de asma.

Se, durante treinos físicos ou jogos coletivos, ficar evidente que algum dos praticantes ou atletas têm dificuldade em respirar, recomende uma consulta à um pneumologista para uma avaliação que inclua testes físicos de intensidade similar às praticadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário